O seu estande: a melhor atração da feira

Participar de uma feira de negócios requer planejamento, trabalho, visão estratégica, olhar 360º sobre a marca entre muitos outros fatores.

Num evento desse tipo, o estande é o principal aliado para mostrar a personalidade da sua marca, objetivos, produtos e serviços. É no estande onde tudo acontece. Ele é vitrine, palco, balcão de negócios, ponto de encontro, de integração, de entretenimento e muito mais. É o local onde todo o planejamento feito para o evento é colocado em prática. Portanto, acertar na sua estrutura vai fazer toda a diferença.

Além de carregar a identidade visual da empresa, o estande precisa transmitir a exata sensação que a empresa deseja para seus clientes e a imagem que quer deixar.

Mesmo numa feira técnica e estritamente de negócios, para que o estande seja bem-sucedido, é importante conhecer muito bem o seu público-alvo. E todo esforço nesse sentido, esteja certo, valerá a pena. Quanto mais assertivo for ao construir esse perfil, melhores resultados terá no evento como um todo. 

Com isso bem claro e definido, prepare estratégias focadas em quem você quer de verdade que visite seu estande e que possa efetivamente gerar contatos, relacionamento e vendas durante e após o evento.

Dimensões, localização e concorrência

Estudar antecipadamente a localização. Eis um ponto em que é preciso concentrar todas as atenções e analisar calmamente. Pagar um pouco mais para escolher a localização do seu estande pode ser um bom investimento. Somar os atrativos da empresa a uma localização privilegiada certamente vai fomentar os negócios e conquistar mais clientes do que o esperado.

Num estande, identidade visual é tudo. Porém, para ser eficiente, não precisa ser necessariamente grande ou suntuoso, mas receptivo e atraente. Além de bem localizado, ter visibilidade, uma boa área de exposição de produtos ou serviços, uma boa circulação interna são essenciais.

É no estande onde muitas negociações serão iniciadas.  E sendo assim, ele deve ser o mais agradável possível, para que os visitantes da feira sintam-se convidados a entrar e conhecer a empresa.

Mas tenha sempre em mente que apesar do seu estande ser um espaço estratégico, vai estar rodeado de concorrência direta. Não adianta, por exemplo, ter uma localização privilegiada e não saber expor os produtos de forma visível.

Um olhar técnico e profissional sobre essas questões é sempre a melhor opção. E para isso, busque o apoio de uma empresa experiente e criativa, especializada em arquitetura de estandes. Ela vai estudar as necessidades da empresa e irá adequá-las com criatividade ao espaço que vai ocupar.

Identidade Visual

É logico que o nome da sua empresa deve estar exposto e visível, mas isso não quer dizer que, necessariamente, o estande precisa estar padronizado de forma séria. Você pode pensar em como brincar com suas cores e harmoniza-las com a mobília.

Se a opção for adesivar completamente as paredes, defina antecipadamente os móveis e a disposição dos produtos. Isso vai evitar, por exemplo, que um belo adesivo todo trabalhado seja coberto com um armário ou uma mesa.

Todo cuidado é pouco com a impressão dos materiais. Banners, adesivos, lonas ou qualquer que seja o material impresso escolhido para compor o ambiente, precisa ter qualidade, tanto na durabilidade quanto na fidelidade das cores. Adesivos para mesas, banners de divulgação para outros pontos, adesivos nas paredes, letra caixa ou lonas para uma fachada.

Escolha uma empresa de confiança para garantir que a impressão do seu material seja impecável. Pense em tudo o que irá compor a identidade visual do seu estande e faça um check list: adesivos para mesas, banners de divulgação para outros pontos, adesivos nas paredes, letra caixa ou lonas para uma fachada. Procure o auxílio de um designer gráfico para discutir ideias e disposição dos layouts.

Brindes e atrações e atendimento

Algumas estratégias são certeiras para trazer público para o estande: os amados e disputados brindes e as atrações. E permeando tudo isso, um atendimento eficiente.

As demonstrações práticas do produto ou simulações costumam “agitar” bastante. Mas você pode optar, por exemplo, por um digital influencer para uma apresentação, usar uma televisão touch screen para interação com clientes ou até contratar um DJ para animar seu espaço.

Promoções também são imbatíveis Que tal planejar lançar um produto e oferecer uma promoção para quem adquirir no estande?  Só não se esqueça de divulgar sua atração com posts nas redes sociais e em flyers para os visitantes do evento.

Por fim, de nada adianta estande bem montado, com boas atrações e brindes se o atendimento deixar a desejar. E isso é bastante comum no Brasil. Escolher com cuidado os profissionais que irão trabalhar no evento e treina-los para interagir com ética, pró-atividade e entusiasmo é um dos melhores investimentos que sua empresa pode fazer. Eles precisam entender perfeitamente o conceito da empresa, os benefícios do produto e o seu público-alvo.

Providencie um uniforme elegante para deixar sua equipe com um bom visual e assim garanta que a vista dos seus clientes ao seu estande seja uma experiência inesquecível.

Turbine o espaço

 – Coloque um totem de tomadas em que as pessoas possam carregar o celular, sentar e assistir uma apresentação do seu produto;

– Disponha de Backdrops criativos para que os visitantes possam fazer fotos;

– Que tal uma cabine fotográfica com o fundo personalizado da sua marca? As marcações no Instagram irão bombar!

– Leve um especialista para explicar a tecnologia por trás do produto ou a inovação do serviço;

– Dê algo para as pessoas fazerem e se divertirem, como seu próprio produto.

– Se o seu produto for um programa ou aplicativo providencie um notebook ou celular para que os clientes possam testar;

– Crie uma novidade e ofereça uma promoção exclusiva.

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