Ao planejar qualquer evento, seja corporativo, profissional, social ou esportivo o objetivo principal é sempre proporcionar aos participantes o máximo de aproveitamento com total segurança, sem que ninguém, nem mesmo o organizador, seja prejudicado por acidentes ou situações negativas.
No entanto, sabemos que todo evento oferece riscos. E muitas pessoas só se dão conta da importância do seguro quando os imprevistos acontecem.
Os acidentes podem causar perdas de toda ordem, sobretudo de vidas. O impacto é sempre negativo. Além dos enormes prejuízos financeiros que trazem ao evento em si, a imagem e a reputação da empresa organizadora são extremamente prejudicadas com a repercussão de uma situação em que as pessoas não puderam contar com o auxílio eficiente garantido pelos seguros.
Pela sua natureza, todas as situações negativas ou acidentes podem ser previstos. A contratação do seguro adequado é também uma atitude responsável com patrocinadores, colaboradores e público participante, garante o respeito à legislação e à atividade profissional do organizador. Está longe de ser visto, portanto, como mero gasto adicional.
De acordo com informações da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, o valor de um seguro para eventos gira em torno de 0,4% a 1% do valor total do evento.
A EMF Insurance, corretora de seguros parceira da Revent, realiza um trabalho bastante diferenciado na área, com soluções próprias para cada tipo de evento ou necessidade. Pautada em sua longa experiência, a EMF faz a seguir algumas ponderações sobre o assunto e dá dicas importantes que todo organizador precisa levar em conta no seu planejamento. Acompanhe.
O que diz a legislação brasileira especificamente sobre a contratação de seguros para eventos?
Desde 1966 o Decreto Lei nº 73 de novembro daquele ano dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências. Mas somente em 2015, o PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 1 que dispõe sobre a obrigatoriedade de uma cobertura básica passou a vigorar. Ele institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil e garante, até o limite de gastos previstos na apólice e o pagamento de indenização a pessoas que venham a sofrer qualquer tipo de acidente durante a realização do evento.
Em São Paulo também vigora a Lei 11.265/02, que instituiu no estado a obrigatoriedade de cobertura de seguro de Acidentes Pessoais coletivos em eventos artísticos, desportivos, culturais e recreativos com renda resultante de cobrança de ingressos, abrangendo as pessoas jurídicas ou físicas. A lei tipifica como evento, entre outros: exibições cinematográficas, espetáculos teatrais, circenses e de dança, parques de diversão (inclusive temáticos), rodeios e festas de peão boiadeiro, torneios desportivos e similares, realização de feiras, salões e exposições.
O que deve ser considerado no momento da escolha e contratação do seguro?
Existe cobertura denominada básica que refere-se à responsabilidade civil do organizador e do expositor (em caso de feiras e exposições). No entanto, apesar da cobertura básica, garantida por Lei, trazer mais tranquilidade à empresa organizadora, muitas outras intercorrências podem acontecer durante uma ação desse tipo. Para cada intercorrência, existe um tipo de variação de cobertura adicional. É bom lembrar que cada evento tem suas características e, portanto, o cliente e a corretora ou seguradora devem levar isso em consideração ao incluir essas coberturas adicionais na proposta.
O que as coberturas adicionais podem incluir?
A contratação das coberturas adicionais é, obviamente, facultativa e cada uma das opções deve ser bem estudada e avaliada antes de entrar na apólice.
Elas preveem, por exemplo, danos a equipamentos durante sua montagem, instalação, utilização, desmontagem e transporte; danos à estrutura local, danos a prédios e construções de terceiros; danos a equipamentos em exposição, dano, até furto ou roubo a veículos de convidados ou funcionários estacionados no local do evento. Tudo depende da análise das situações de risco.
No caso das ações que envolvem diretamente funcionários, prestadores de serviço ou atrações do evento existem as adicionais referentes a acidentes pessoais, ações de danos morais, responsabilidade civil a pessoas designadas, subtração de valores de bilheterias; não comparecimento de palestrantes ou atrações; não comparecimento, atraso ou acidentes referentes ao fornecimento de comida e bebida; ações de danos morais; dano, furto ou roubo a veículos de convidados ou funcionários estacionados no local do evento e até mesmo a não utilização do espaço do evento. Há também os casos de cancelamento do evento devido a fenômenos climáticos; explosões e incêndios e acidentes e intercorrências com fogos de artifício.
Como funcionam os seguros no caso dos eventos corporativos? Qual a cobertura mais indicada para esse tipo de evento?
Infelizmente, são vários os fatores que podem transformar um planejamento de sucesso em uma sucessão de acontecimentos inesperados.
O seguro, além de amparar vidas e bens materiais, preserva também a imagem das empresas que associam suas marcas ao evento. E bom ter em mente que qualquer coisa que aconteça durante a realização de um evento é, por lei, responsabilidade de quem o organizou. Assim, , fica bem fácil perceber o motivo de contratar uma apólice de seguro para eventos corporativo, mesmo os mais simples.
Acertar na escolha de um seguro que esteja alinhado e preparado para oferecer a segurança e tranquilidade é um pouco mais complexo. Contar o apoio de uma boa corretora e consultoria em seguros é a estratégia mais acertada.
As corretoras dispõem de profissionais treinados e experientes que dão as orientações para que a apólice contemple somente o que é realmente necessário.
É o caso da EMF, que trabalha em parceria com as melhores seguradoras do país neste segmento e dispõe de profissionais atualizados e atentos às mudanças do mercado disponíveis para ajudar na contratação do melhor seguro para eventos e o mais indicado para cada necessidade.
…………………………………….
Sobre A EMF INSURANCE
Com sede instalada em Campinas, São Paulo, a EMF Insurance é uma corretora de seguros corporativos voltada ao atendimento de médias e grandes empresas. É especializada na gestão de riscos, atividade que identifica os riscos aos quais as empresas estão dispostas e busca soluções específicas junto ao mercado segurador. Esse trabalho inclui ainda a elaboração de estratégias que possam diminuir o risco eminente, com ações diretamente focadas em cada atividade.
A EMF INSURANCE faz ainda a gestão de benefícios corporativos, com produtos para diversas áreas.