Eles normalmente são pessoas agitadas. Tem olhos de águia e enxergam tudo a quilômetros de distância. São super conectados: é comum circularem com mais de um telefone celular com inúmeros aplicativos de gestão e a isso muitas vezes agregam sistemas de rádio para orientar as equipes, entre várias outras coisas. Parecem, literalmente, se multiplicar e são donos de uma agilidade física e mental como poucos.
Uffaaaa! Cansou???
Pois bem, não estamos falando de super heróis ou de vários clones da Mulher Maravilha. E sim dos Produtores de Eventos, acredite!
Tire de um produtor toda essa agitação e com certeza vai minguar de tédio!!!!
Mas o que faz um produtor de eventos? Qual o seu papel?
Para responder essas e outras questões conversamos com uma das mais conceituadas produtoras do país, parceira da Revent, Dani Martins. Dona de um currículo repleto de nomes e empresas de grande relevância no mercado, Dani Martins, também é professora e palestrante na área de eventos. Na entrevista para o blog da Revent mostrou porque o trabalho de produção de eventos – embora até possa parecer glamuroso – exige entre outras coisas, muito conhecimento técnico, dedicação, disposição inesgotável, além de uma incrível habilidade para lidar com pessoas de todos os níveis e em diferentes situações.
Acompanhe.
O que realmente faz o produtor de eventos?
DM – Ele é a peça fundamental de um evento. É o produtor quem coordena e fica atento a todos os detalhes, para que tudo ocorra como previsto. É ele quem faz com o que foi contratado seja executado e entregue. É o elo de ligação entre cliente/contratante e público final.
Porque o trabalho do produtor é tão importante para as empresas e seus eventos?
DM – É muito comum as empresas e as pessoas pensarem que fazer eventos é algo simples e fácil, mas não é. Mesmo um evento pequeno depende de um bom planejamento e execução.
Empresas que fazem eventos com frequência, se não contarem com o auxilio de um produtor, muito em breve terão problemas. Ao invés de impressionarem o mercado e seus clientes, poderão ver sua imagem comprometida.
Geralmente as empresas contam com o apoio de profissionais internos do RH ou marketing para esta função, e em raras exceções dispõem de um profissional de eventos. Porém, quando a demanda aumenta fica muito complicado para estes profissionais acumularem funções.
Mesmo as pequenas empresas precisam de um produtor. Muitas vezes julgam que é preciso contratar uma grande agência para esse trabalho e optam por fazer tudo por conta própria. Na verdade é um erro. Existem no mercado muitos produtores bons, freelances e com CNPJ, prontos pra atendê-las.
Qual deve ser o perfil de um produtor? É possível gerenciar e conciliar imprevistos, o estresse e o trabalho sob pressão?
DM – Bom produtor é o que tem espírito de equipe, pensa como empresa, sabe se vender e se relacionar. Mas é NECESSÁRIO ser resiliente e ter muita flexibilidade. Isso faz parte do trabalho do produtor já que imprevistos e estresse são itens que vem incluso no “pacote” de qualquer evento.
O que aconselha a quem vai contratar uma equipe de produção ou um profissional pela primeira vez?
DM – Para quem for contratar especialmente se for pela primeira vez, a grande dica é: abra o jogo, seja sincero na hora do briefing, não esconda nada do produtor. Ele é seu grande parceiro. A relação precisa ser pautada em confiança. Além disso, deve levar alguns fatores em consideração como disponibilidade, contatos, ferramentas e é claro, a experiência.
Qual deve ser a principal preocupação do produtor na hora de contratar um espaço para eventos?
DM – A condição do alvará do local, acessibilidade, capacidade, segurança e a localização. Precisamos pensar como as pessoas irão chegar ao evento. A visita técnica também precisa ser obrigatória. Jamais contrate um espaço apenas por fotos ou vídeos. Geralmente os espaços disponibilizam alguns mapas, porém cada evento tem um formato e montagens especificas, Visite os espaços antes de contratar, leve uma trena, faca um check list, anote tudo e tire todas as dúvidas.